.

Gripe A: Gravida vacinada perde feto de 34 semanas

>> 19/11/2009

Gripe A: Grávida vacinada perde feto de 34 semanas
por Lusa17 Novembro 2009

Uma grávida de 34 semanas, vacinada contra a gripe A, deu entrada no Hospital da CUF Descobertas, Lisboa, segunda-feira já com o feto sem vida, desconhecendo-se as causas da morte, segundo a assessoria do Grupo Mello Saúde.

"Deu entrada no hospital segunda-feira à noite já com o feto sem vida. Confirma-se que tinha sido vacinada contra a Gripe A", afirmou a fonte à Lusa.

De acordo com a assessoria daquele grupo, a mulher encontra-se internada no serviço de neonatologia, "desconhecendo-se para já as causas da morte do feto".

A mesma fonte não soube adiantar quando será realizada a autópsia.

Segundo caso em poucos dias

Outra grávida de 34 semanas perdeu o bebé no sábado, no Hospital de Portalegre, três dias depois de ter sido vacinada contra a gripe A(H1N1), dois factos que os familiares suspeitam que estejam ligados, mas que o hospital diz não ser possível relacionar.

A autópsia ao feto de oito meses que perdeu a vida, três dias depois de a mãe ter sido vacinada contra a gripe A, revela que a morte terá ocorrido na "sequência de alterações da circulação sanguínea" (anóxia). O documento acrescenta que "foram colhidos tecidos fetais e da placenta para exames, que poderão vir a contribuir para o esclarecimento da causa da anóxia".

Prevê-se que "no final da semana" sejam conhecidos os resultados destes exames, revelou fonte do hospital,confirmando ainda que a família que perdeu o feto de oito meses está a receber apoio psicológico do Hospital de Portalegre.

Director-geral de Saúde afastou relação causa-efeito

O director-geral de Saúde, Francisco George, afirmou ontem que quase todos os dias morrem fetos, afastando a possibilidade de haver uma relação entre casos destes e a a administração da vacina contra a gripe A em grávidas.

O responsável escusou-se a comentar o caso da grávida de Portalegre, mas explicou que casos como este podem acontecer "independentemente da vacina". De acordo com Francisco George, dados dos últimos cinco anos apontam para a morte de 280 a 340 fetos por ano depois das 28 semanas de gravidez, "quase sempre sem explicação clínica", tratando-se de "mortes súbitas, a maioria das vezes".

Infarmed garante segurança de vacinas com adjuvante para as grávidas

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) garantiu ontem que "não há evidência" que sugira "diferenças no perfil de segurança" entre as vacinas contra a gripe A (H1N1), com ou sem adjuvante.

"Os dados analisados continuam a permitir a conclusão de que não há evidência que sugira diferenças no perfil de segurança das vacinas com ou sem adjuvante", respondeu o Infarmed à agência Lusa, solicitado a comentar a opção espanhola de administrar às grávidas vacinas sem adjuvante.

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1423260

0 comentários:

Enviar um comentário

About This Blog

  © Blogger template Webnolia by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP